domingo, 20 de março de 2011

Torta diferente de Banana!

Meninas, e meninos, bom dia!
A receitinha de hoje posso dizer que é de família! Como esta torta desde que eu era pequenininha lá na casa de meus pais, e é a torta que eu mais gosto no mundo inteiro!
É maravilhosa para comer no café da manhã, no chá da tarde, depois do almoço ou do jantar.... rs.... É ótima para comer o dia todo!!!

Esta receita eu preparei lá na Chácara, para a minha família querida... Fiz de manhã bem cedinho e quando o pessoal veio para o café, a cozinha estava perfumada e a torta enfeitando a mesa!
Confiram esta delícia!

Ingredientes:

  • 4 (ou mais) bananas prata (ou outra de sua preferência) fatiadas no sentido do comprimento, por 3 ou 4 vezes (as bananas devem estar madurinhas!);
  • 10 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
  • 10 colheres de sopa de açucar peneirada
  • 1 colher de sopa de fermento
  • margarina
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite
  • canela à gosto
Preparo
Num recipiente adequado, junte a farinha, o açucar o fermento e misture bem.
Numa forma untada e enfarinhada, com o auxílio de uma colher, vá distribuindo a mistura de farinha, açucar e fermento - não aperte esta mistura na forma, a farinha deve ficar "soltinha" e não amassada dentro da forma.
Por cima da farinha, distribua fatias de banana por toda a forma, deixando espaço entre elas.
Com o auxílio de uma colher de chá, forme pelotas de margarina e vá colocando por cima das bananas, conforme mostra a figura abaixo:
Por cima das bananas, polvilhe canela à gosto.
Repita o processo de distribuir a farinha, depois as bananas (se quiser pode mudar o sentido, conforme na figura acima), a margarina e a canela.
A penúltima camada será novamente de farinha, e por fim a última camada:
Num recipiente separado, misture (ou bata com um mixer) o leite, o ovo e uma colher de sobremesa de açucar.
Por cima da última camada de farinha, distribua a mistura do leite com o ovo e açucar por cima, de maneira não uniforme, conforme a figura abaixo:

Se desejar, você ainda pode polvilhar canela por cima de tudo!
Leve ao forno pré-aquecido - 180C - por 45 minutos/1 hora - ou até que a torta fique douradinha!
Sirva quente, fria, gelada! É boa de qualquer jeito!



Minhas observações sobre esta receita:
Para este tanto de torta acima, eu fiz duas receitas!
Ah! Sou muito suspeita e imparcial para falar! Mas olha só para a carinha desta torta! Que delícia!
Ela fica assim, com cara de farinhenta mesmo, mas é uma característica desta torta, é o seu diferencial! O gosto não é de farinhenta, podem ficar tranquilos!
Fica macia, e também fica crocante! Controverso isto? Só provando mesmo para saber.....

P.S. 1: Olha só a mesa de café da manhã da minha mãe? É ou não é caprichosa demais? :-) Tudo combinando com o jogo de porcelana de Monte Sião, tudo azul e branco!
P.S. 2: Agora a porcelana Monte Sião vende via Internet (clique no link acima)! Vou contar para minha mãe, ela vai ficar MALUCA!!! 

Tenham um excelente Domingo, e uma excelente semana!
Nos vemos por aqui!
Até mais


9 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Aninha pode ser com banana nanica também, né?
Aqui adoramos tudo que vai banana.
Um charme estas porcelanas da sua mãe!
Beijos!

Renata disse...

Oi Lindinha,

Bom dia!

Menina, que coisa mais gostosa essa torta! é claro que eu vou fazer, adorei!

Um abraço pra voce, e fala pra mamis que a mesa dela tá linda viu?

angela disse...

a mesa esta linda, a torta de banana perfeita, seu blog é muito bom. feliz dia do blogueiro. bjs

Fabiana disse...

Aninha,
Que presentão, hein?!?
Eu que fico caçando receitas de bananas, nem preciso ir muito longe.
As fotos também ajudaram muito com as várias etapas.
vou fazer com certeza.
Já conhecia uma feira de malha de monte Sião que fazem por aqui.
Agora, vou conhecer a louças, que maravilha!
beijos

"Manjares da Manu" disse...

Que receita simples e maravilhosa!!!

Obrigado pela visita!!!Vou anotar a receita!!!

Bjs...Boa semana!!!

Teto Doce disse...

Oi Aninha, deu água na boca.
qualquer dia vou fazer.
bjos,

Sileni Machado disse...

Olá Aninha,
Adoro bananas!!! Esta receita é para colecionar, comer e se deliciar!!! E fiquei feliz por ser banana prata, quase não tenho receita com este ingrediente.
Parabéns pelo post, bem explicadinho.
Bjsss,
Sileni
Ah! na minha cozinha tbm é td azul e branco e as porcelanas são lindas!

Carol Caran disse...

Sempre sigo sua cozinha, dona moça. Assim não tem dieta que resista! Beijooooooooooooo!

Priscila Vono disse...

É tudo de bom!
A ana sabe fazer esta torta desde novinha....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...