quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sobre o Curry, Caril ou Carê!

Um dia, eu tive uma chefe japonesa (que gracinha de pessoa)!
Ela vivia inventando modas na cozinha e me trazendo seus experimentos culinários, principalmente biscoitinhos que não levavam farinha de trigo na massa... (quem sabe um dia ela me passa a receita e eu posto aqui!).
Certo dia ela comentou comigo à respeito de um tempero que ela costumava utilizar bastante em suas receitas: o curry, ou carê como ela chamava...
Resolvi experimentar! E não é que gostei deste troço!
Acabei por fazer algumas receitas com frango, e até algumas sopas de origem indiana (que também postarei aqui a receita)!!



Para você saber mais um pouquinho sobre este tempero exótico!
O curry é um tempero de origem indiana composto por vários ingredientes: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos, todos eles torrados e moídos.
À princípio, o curry servia somente para temperar o arroz, mas atualmente ele serve para elaborar os mais diferentes pratos, desde carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos!

A história do curry nos remete a um passado muito distante, há evidências que o tempero possa ter sido utilizado na Mesopotâmia em 1700 aC, onde descobertas arqueológicas perto da Babilônia, revelaram escritos da mais antiga receita de carne com molho picante e pão. Existem registros do uso de curry desde a Inglaterra medieval, onde foi escrito no primeiro livro sobre culinária da realeza inglesa. Nessa época ma revolução gastronômica teria acontecido quando cozinheiros da realeza utilizavam temperos semelhantes aos indianos. Historiadores acreditam ser daí o início da expressão curry que vem do inglês arcaico cury derivado da forma francesa cuire que significa cozinhar.
Muitas pessoas associam o curry apenas ao charme da cozinha indiana, apesar de sua origem, provavelmente ser indiana, tal especiaria também foi encontrada em vários países orientais como Sri Lanka, Myanmar (Birmânia), Tailândia, Malásia e Indonésia e atualmente é utilizada em quase todos países ao redor do mundo.
Há registro escrito do Curry na Lingua Portuguesa desde o ano de 1563!


Bom, é isso ai!
Logo mais postarei algumas receitas com o Curry!
Boa Noite e até mais!

Um comentário:

Marlene Maravilha disse...

Eu amo Curry!! e além de ser tudo de bom, ainda é fantástico para eliminar cancer. Vai la me visitar, nos dois blogs. O de cozinha é bem diferente porque somos vegetarianos, mas tem umas coisas diferentes e deliciosas. Aguardo!
beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...